Vale da Capucha Largo Engenheiro António Batalha Reis nº 2 Turcifal, Lisboa, Portugal +351 912302289 / +351 912302291

Vale da Capucha
Largo Engenheiro António Batalha Reis nº 2
Turcifal, Lisboa, Portugal
+351 912302289 / +351 912302291


O Vale da Capucha é um produtor de vinhos biológicos com certificado, sediado no DOC de Torres Vedras, Quinta de S. José e constitui um legado de gerações de dois séculos, indo já na 4ª geração.

Durante muitos anos o avô do meu interlocutor, o Engº Pedro Marques, dedicava-se à venda de vinhos a granel, prática comum nesta zona. ( Vinhos Bernardes ).

Assim, a atual equipa deu um salto em frente quando decidiu reestruturar vinha, com resultados visíveis nos últimos anos, tendo conquistado inúmeros prémios. Os vinhos brancos aqui produzidos e o terroir assim se presta são deslumbrantes e com notável capacidade de envelhecimento, sendo que os tintos também começam a dar cartas. Vinhos com muita intensidade e concentrados. Esta reconversão ocorreu no final da década passada. São perto de 20 hectares ao todo.

Devido à proximidade, a influência marítima faz-se notar (situados a menos de 10km da costa) com vinhas assentes em solos argilo-calcários fósseis, sendo que as castas são sempre vinificadas em separado.

Sendo biológicos, a influência de tratamentos é inexistente, e mesmo na produção de vinho, conseguiu evoluir-se no sentido de juntar o mínimo possível de extras. Para tal o controlo de maturação de uvas e condução das vinhas ao longo de perto de 11 meses é essencial.

Uma operação essencial é a poda que ocorre apenas quando as videiras perderem toda a folhagem sendo que este ano irá atrasar um pouco, dadas as temperaturas amenas, mesmo no Outono que se têm feito sentir.


PRINCIPAIS CASTAS

Brancas: Viognier, Arinto, Fernão Pires, Viosinho, Gouveio e Antão Vaz
Tintas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Syrah


ALGUM PORTEFÓLIO