LOGO ROTA18

ROTEIROS

(clique nos mapas para ampliar)

MUSEU DO VINHO DE ALENQUER

A funcionar desde abril de 2006, o Museu do Vinho expõe, dá a provar e permite a aquisição dos melhores vinhos da região. Cerca de 20 produtores da Associação das Rotas dos Vinhos de Lisboa estão representados.

MV1
O edifício do século XIX que acolhe a mostra tem também patente uma exposição relativa à evolução das técnicas e instrumentos associados à produção vitivinícola, um auditório e espaço para provas e concursos.

alq1234
Instituindo-se como um portal de entrada das Rotas dos Vinhos de Lisboa, o museu promove os percursos: “Linhas de Torres”, “Óbidos” e “Quintas de Alenquer”. A entrada é gratuita, estando as provas de vinhos ali realizadas ou realizadas durante as visitas às quintas (organizadas através de marcação prévia) sujeitas aos valores estipulados.

Situado no Areal, bairro que viu nascer Damião de Góis, o museu ocupa um edifício datado de 1811.

Herculano Almeida, Diretor do Museu

O Real Celeiro Público guardou as sementes que possibilitaram o auxílio aos agricultores do concelho depois das invasões francesas.

Próximos estão vários sítios de interesse histórico. A Torre da Couraça, sob a qual brotava uma das mais importantes nascentes da vila, ou a Real Fábrica do Papel (hoje Moagem) são dois deles.

CASA FÉLIX ROCHA – QUINTA DA RIBEIRA

Este é um produtor muito particular. A começar pela gama de vinho KOSHER (clique neste link para saber mais ) que aqui é produzida.

GVK3
O Sr. Félix Rocha começou por produzir vinho na Quinta da Ribeira em meados do Séc XIX e é avô dos atuais proprietários, a 4ª geração na posse da quinta, que em 1991 encetaram uma restruturação no sentido de modernizar quer a condução de vinhas e implatação de novas castas, quer na adega e processos produtivos.

As propriedades associadas à Félix Rocha além da Quinta da Ribeira são o Casal do Mato, Casal Novo, Quinta de São Cristóvão e Quinta do Bartacho.

Quinta da Ribeira

Tudo quintas centenárias que existem e produzem vinhos de qualidade no concelho de Alenquer. Sendo que o centro de operações está centrado na Quinta da Ribeira, onde inclusivamente estão a ser efetuadas obras no sentido de explorar quer o enoturismo quer a venda direta ao público, sendo que estão mais que preparados para receberem quem por cá apareça.

TABERNA DO AREAL

Quem vem a Alenquer e pretende sentir o que é genuinamente local, esta é uma PARAGEM OBRIGATÓRIA! Tanto mais mesmo junto ao Museu.

(clique nos pratos para ampliar)

– Uma casa acolhedora;
– Serviço 5 estrelas!;
– Pratos confecionados sem mácula;
– Vinhos locais;
– Copos irrepreensíveis dignos dos grandes vinhos.

(clique para ampliar)

Parabéns Sr. Pedro Moreira. Um local a regressar.

VALE DAS AREIAS

Apesar de discreta, a empresa existe há mais de 10 anos. Após passar de caminho da Adega de Labrugeira, as instalações situam-se 200m mais à frente, e chega-se a esta simpática empresa, onde neste dia tive a ocasião de ser recebido pelo jovem enólogo, Engº Diogo Batista.

Entretanto e durante a visita tive a ocasião de provar vinhos em estágio com o Engº Hugo Mendes que entretanto chegou. Dois Syrah diretamente tirados da cuba, um 2012 e outro 2013. Na cave de barricas, foi retirado um tinto do ano passado.
Tudo néctares com muita qualidade, especialmente o Syrah 2012.

Embora sem estrutura, o visitante poderá sempre aqui desviar e adquirir alguns dos seus vinhos. O conceito de roteiro é isso mesmo. Passar para ver e eventualmente comprar algumas garrafas.