Quando visitei a Adega fui recebido pelo seu presidente, o Sr. Luís Santos e o enólogo residente, Engº Luís Aniceto. A consultadoria é fornecida pelo Engº José Neiva Correia que dispensa apresentações.

Constitui talvez o maior produtor da Região de Lisboa, com mais de 25 milhões de litros por ano, com os seus DOC’s Torres Vedras (Alma Vitis) recentemente medalhados, com os Vinhos Leves (Arieno) entre os mais vendidos, com mais de metade da sua produção destinada à exportação.

O seu presidente está ao comando há um quarto de século, numa Adega Cooperativa constituída em 1956, ou seja, quase da sua existência.

Aqui o trabalho de equipa é essencial e está bastante entrosado entre os diversos setores, ao ponto de terem recentemente adquirido umas antigas instalações do IVV, que estão já a ser utilizadas e vieram aumentar a capacidade instalada, para poderem processar 40 milhões de litros!

Nestas novas instalações, onde já existe um espaço para eventos. Após as vindimas, segundo me confidenciou, irá ser aberta ao público uma moderna Loja, sendo assim mais um local de desvio principalmente para quem deseja adquirir vinhos de boa relação qualidade-preço!

Em termos de vinhas, as de uva branca, e tal como exige o DOC estão instaladas em zonas mais para litoral. A linha divisória fica a 1 km da Adega. A partir daqui começa a produção maioritariamente de uva tinta, em zona mais interior, logo de melhores maturações. As vinhas estão nas zonas perto da cidade, Varatojo, Serra da Vila, Figueiras, Fernandinho.