Com mais de meio século de existência, a Adega de Palmela é mais um caso paradigmático de sucesso no panorama de adegas cooperativas. Esta que começou com o objetivo de produzir Moscatel de Setúbal, foi fundada em 1955 precisamente com a designação de Adega Cooperativa da Região do Moscatel de Setúbal.

Dadas as condições excecionais na área, rapidamente se passou para vinhos de mesa, que diga-se atualmente têm exclente qualidade, a comprovar estão os inúmeros prémios nacionais, e especialmente internacionais, que no ano passado, em 2014, atingiu uma quantidade bastante assinalável de vinhos premiados. Aqui também se encontra muita qualidade a Low-Cost sem perder o nível de grandes vinhos que aqui se produzem.

Não há que ter complexos quando se fala de adegas cooperativas, que atualmente estão muito melhor organizadas as que sobreviveram, qual lei da Seleção Natural, e ainda melhor apetrechadas das mais modernas tecnologias de vinificação. As equipas enológicas estão igualmente cada vez mais refinadas e assumem maior controlo na produção dos viticultores, desde o processo vegetativo ao processo de vindima, com marcação das datas de colheita.

ALGUM PORTEFÓLIO

Inicialmente constituiam perto de meia centena de associados, com produções inferiores a 1 milhão e meio de litros. Atualmente são atingidos 8 milhões de litros, numa capacidade máxima de 10 milhões. A produção conta com 75% de vinhos tintos,  15% de vinhos brancos e 10% de moscatel de Setúbal.

Atualmente são geridos perto de 1000 hectares pertencentes a 3 centenas de associados. A Adega conta com 5 linhas, numa capacidade de engarrafamento de 10000garrafas/hora.