Pica-pau de touro bravo Ingredientes: * 1,800kg de carne p/bife (beijinho); * 50g de dentes de alho; * 2dl de vinho branco; * 100g de banha; * 100g de manteiga; * Pickles e limão q.b.; * Sal, pimenta, louro e mostarda q.b. Preparação: Cortar a carne em bifes, depois cortar ao bifes em pedaços mais pequenos, temperar com sal, pimenta, louro, metade do alho laminado. Levar a banha a aquecer, juntar os restantes dos alhos e deixar alourar ligeiramente, saltear a carne, não deixar passar muito, retirar a carne, refrescar a frigideira com o vinho branco, juntar a mostarda, manteiga, reduzir o lume, abanar a frigideira para o molho ligar, não deixe ferver. Colocar a carne no prato, regar com o molho e decorar com os pickles e limão. Pode servir com batata palito. Também pode fazer pica-pau com carne de porco.


Ingredientes:
* 1,800kg de carne p/bife (beijinho);
* 50g de dentes de alho;
* 2dl de vinho branco;
* 100g de banha;
* 100g de manteiga;
* Pickles e limão q.b.;
* Sal, pimenta, louro e mostarda q.b.
Preparação:
Cortar a carne em bifes, depois cortar ao bifes em pedaços mais pequenos, temperar com sal, pimenta, louro, metade do alho laminado. Levar a banha a aquecer, juntar os restantes dos alhos e deixar alourar ligeiramente, saltear a carne, não deixar passar muito, retirar a carne, refrescar a frigideira com o vinho branco, juntar a mostarda, manteiga, reduzir o lume, abanar a frigideira para o molho ligar, não deixe ferver. Colocar a carne no prato, regar com o molho e decorar com os pickles e limão. Pode servir com batata palito.
Também pode fazer pica-pau com carne de porco.

Ingredientes: * 1Kg de sável; * 7 Dentes de alho; * 1 Ramo de coentros; * 1dl de azeite; * 240g de pão duro; * 1L de água; * Sal e vinagre. Preparação: De véspera, corta-se o sável às postas e tempera-se com sal, um golpe de vinagre e um dente de alho picado. Cozem-se a cabeça e as ovas de sável. Coa-se a água de cozer o peixe. À parte, picam-se os dentes de alho e os coentros. Num tacho, leva-se ao lume a água da cozedura do sável, o azeite, os dentes de alho e os coentros. Deixa-se ferver e deita-se o pão cortado ás fatias, que ferve até enxugar. Serve-se em travessa, com as ovas desfeitas por cima e o sável frito à volta.

Ingredientes:
* 1Kg de sável;
* 7 Dentes de alho;
* 1 Ramo de coentros;
* 1dl de azeite;
* 240g de pão duro;
* 1L de água;
* Sal e vinagre.
Preparação:
De véspera, corta-se o sável às postas e tempera-se com sal, um golpe de vinagre e um dente de alho picado. Cozem-se a cabeça e as ovas de sável. Coa-se a água de cozer o peixe.
À parte, picam-se os dentes de alho e os coentros. Num tacho, leva-se ao lume a água da cozedura do sável, o azeite, os dentes de alho e os coentros. Deixa-se ferver e deita-se o pão cortado ás fatias, que ferve até enxugar.
Serve-se em travessa, com as ovas desfeitas por cima e o sável frito à volta.

Ingredientes: * 1 cabrito de 3Kg; * 200g de chouriço de carne; * 150g de toucinho gordo; * 3 dentes de alho; * 3 cebolas médias; * 2 malaguetas de piripiri; * 1 ramo de salsa; * 1 colher de sopa de colorau; * 2,5 dl de vinho branco; * Sal. Preparação: Pica-se a cebola muito fina ou passa-se pela máquina juntamente com o chouriço, o toucinho, os dentes de alho, o piripiri e a salsa.  Mistura-se tudo com o vinho branco, o colorau e um pouco de sal. Barra-se o cabrito interior e exteriormente com esta papa e deixa-se ficar assim durante algumas horas. Em seguida, leva-se a assar em forno moderadamente quente, de onde se retira de vez em quando para o expor a uma corrente de ar e o regar com o molho que se vai formando. Acompanha-se com batatas que se assam ao mesmo tempo que o cabrito. Se for necessário junta-se um pouco mais de vinho branco.

Ingredientes:
* 1 cabrito de 3Kg;
* 200g de chouriço de carne;
* 150g de toucinho gordo;
* 3 dentes de alho;
* 3 cebolas médias;
* 2 malaguetas de piripiri;
* 1 ramo de salsa;
* 1 colher de sopa de colorau;
* 2,5 dl de vinho branco;
* Sal.
Preparação:
Pica-se a cebola muito fina ou passa-se pela máquina juntamente com o chouriço, o toucinho, os dentes de alho, o piripiri e a salsa.
Mistura-se tudo com o vinho branco, o colorau e um pouco de sal. Barra-se o cabrito interior e exteriormente com esta papa e deixa-se ficar assim durante algumas horas. Em seguida, leva-se a assar em forno moderadamente quente, de onde se retira de vez em quando para o expor a uma corrente de ar e o regar com o molho que se vai formando.
Acompanha-se com batatas que se assam ao mesmo tempo que o cabrito.
Se for necessário junta-se um pouco mais de vinho branco.

Ingredientes: * 600g de farinha; * 2dl de azeite; * Canela em pó e erva-doce q.b.; * 1 Pitada de cominhos em pó; * 30g de fermento de padeiro; * Pinhões ou amêndoas p/decorar q.b.; * Margarina p/barrar q.b.; * Gemas p/pintar q.b. Preparação: Desfaça o fermento num pouco de água morna. Coloque a farinha na bancada, abrir estanca, colocar o azeite, fermento, sal, canela, cominhos, erva doce e um pouco de água, começar a juntar os ingredientes de dentro para fora, se for preciso juntar mais umas gotas deágua, juntar ou se estiver a agarrar ás mãos, polvilhar de farinha, sovar a massa, quando sentir que está fofa, polvilhar de farinha, tapar e deixar levedar. Depois estender a massa levemente, cortar em forma de losangos, semi-esferas ou meias luas, colocar num tabuleiro untado, pintar de gema e enfeitar com pinhão ou meia amêndoa pelada. Levar ao forno previamente aquecido.

Ingredientes:
* 600g de farinha;
* 2dl de azeite;
* Canela em pó e erva-doce q.b.;
* 1 Pitada de cominhos em pó;
* 30g de fermento de padeiro;
* Pinhões ou amêndoas p/decorar q.b.;
* Margarina p/barrar q.b.;
* Gemas p/pintar q.b.
Preparação:
Desfaça o fermento num pouco de água morna. Coloque a farinha na bancada, abrir estanca, colocar o azeite, fermento, sal, canela, cominhos, erva doce e um pouco de água, começar a juntar os ingredientes de dentro para fora, se for preciso juntar mais umas gotas deágua, juntar ou se estiver a agarrar ás mãos, polvilhar de farinha, sovar a massa, quando sentir que está fofa, polvilhar de farinha, tapar e deixar levedar. Depois estender a massa levemente, cortar em forma de losangos, semi-esferas ou meias luas, colocar num tabuleiro untado, pintar de gema e enfeitar com pinhão ou meia amêndoa pelada.
Levar ao forno previamente aquecido.