NO 1º SEMESTRE DE 2014, BALANÇA TURÍSTICA ATINGIU UM RESULTADO DE 2,5 BILIÕES DE EUROS

PERSONALIDADES LIGADAS AO SETOR REUNEM-SE, ESTA SEGUNDA-FEIRA, NA UNIVERSIDADE PORTUCALENSE NO ÂMBITO DO DIA MUNDIAL DO TURISMO

O cluster ligado à cultura do vinho e ao enoturismo é o grande responsável pelo crescimento do turismo em Portugal e assume, cada vez mais, importância na economia e no desenvolvimento regional, de acordo com uma análise da Universidade Portucalense (UPT).

Só no 1º semestre de 2014, o Turismo de Portugal revelou um saldo da balança turística de 2,5 biliões de euros, um aumento de 13,6% face ao período homólogo anterior e, de acordo com a UPT, apesar do enoturismo apresentar caraterísticas diferentes do turismo massificado, este segmento tem contribuído para o crescimento do setor a nível nacional e internacional.

“Em Portugal o enoturismo tem, maioritariamente, caraterísticas de nicho, atraindo, com frequência, turistas com grande poder económico. A nível nacional existe uma oferta muito qualificada a este nível, frequentemente associada ao turismo rural e a hotéis de charme em localizações privilegiadas”, afirma Josefina Salvado, coordenadora do 1º ciclo em Turismo, Património e Cultura da UPT.   De acordo com a docente, o enoturismo permite ao visitantes vivenciar experiências turísticas singulares, para além dos vinhos, associadas ao vasto património cultural material e imaterial que as regiões vitivinícolas possuem.

Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, a UPT vai receber, na próxima segunda-feira, dia 29 de setembro, algumas personalidades ligadas à cultura do vinho, enoturismo e desenvolvimento turístico, como o Chef Hélio Loureiro, Jorge Sampaio – presidente da Rota da Bairrada – ou o jornalista Fernando Melo, para moderarem o debate sobre este setor.   A discussão vai contar com três painéis diferentes, o primeiro sobre enologia e enogastronomia, o segundo sobre enoturismo e rotas de vinho e o último sobre casos de sucesso.

AS REGIÕES VINÍCOLAS EM PORTUGAL

regic3b5es-vinc3adcolas-portugal

O Chef Hélio Loureiro vai ser o moderador do primeiro painel, que vai contar com o CEO da Casa Agrícola de Cever, Filipe Mergulhão, e o Diretor do Douro Family Estates, João Carvalho como oradores.

A debater o tema do enoturismo vai estar o diretor de marketing manager Dão Sul, Nelson Pereira, e o CEO da DMC-Vinitur, João Marinho Falcão, numa discussão conduzida pelo presidente da Rota da Bairrada.

Por último, Fernando Melo vai moderar alguns casos de sucesso no setor, que vai contar com oradores como Bento Amaral, enólogo do IVDP, Paula Sousa, Diretora do Enoturismo da Quinta da Nossa Senhora do Carmo, Pedro Araújo, CEO da Quinta do Ameal, e João Ribeiro, CEO da Quinta do Vallado.

A conferência ‘Cultura do vinho, Enoturismo e Desenvolvimento Turístico’ tem início às 10h00, no auditório 201, e termina, por volta das 17h00.

O debate é livre a todos que nele queiram participar.