MENU ENTRADA Camarões em molho doce de laranja com cebolinho picadoEspumante Quinta do Poço do Lobo Arinto-Chardonnay Branco 2011 PEIXE 1	Salmão escalfado com legumes	Frei João Reserva Branco 2012 PEIXE 2	Robalo com salsa de tomate e ervas	Quinta do Poço do Lobo Branco Reserva 2012 CARNE 1	Sticky lemon chicken	Frei João Reserva Tinto 2011 CARNE 2	Lombo de Porco Recheado com Feta e Espinafres	Quinta do Poço do Lobo Tinto Reserva 2011 SOBREMESA	Taças de parfait de manga com frutos vermelhos macerados	Espumante Caves São João Reserva Rosé Bruto

MENU
ENTRADA Camarões em molho doce de laranja com cebolinho picado Espumante Quinta do Poço do Lobo Arinto-Chardonnay Branco 2011
PEIXE 1 Salmão escalfado com legumes Frei João Reserva Branco 2012
PEIXE 2 Robalo com salsa de tomate e ervas Quinta do Poço do Lobo Branco Reserva 2012
CARNE 1 Sticky lemon chicken Frei João Reserva Tinto 2011
CARNE 2 Lombo de Porco Recheado com Feta e Espinafres Quinta do Poço do Lobo Tinto Reserva 2011
SOBREMESA Taças de parfait de manga com frutos vermelhos macerados Espumante Caves São João Reserva Rosé Bruto

Ingredientes: Camarões 3 Colheres (de sopa) de sumo de laranja 4 Colheres (de sopa) de sumo de limão 1 Colher (de sopa) de compota de laranja 1 Colher (de sopa) de margarina Cebolinho Sal q.b. Pimenta q.b. Preparação:  - Numa frigideira coloque a margarina. Deixe derreter. Junte os camarões descascados e deixe que estes fiquem corados. - Tempere com sal e pimenta. - Adicione a compota de laranja, o sumo de laranja e o sumo de limão, entretanto espremidos.  - Deixe cozinhar em lume brando para ir apurando. - Transfira para um prato de servir, guarneça com quartos de laranja e bastante cebolinho picado, que vai atribuir muito aroma a este prato.

Ingredientes:
Camarões
3 Colheres (de sopa) de sumo de laranja
4 Colheres (de sopa) de sumo de limão
1 Colher (de sopa) de compota de laranja
1 Colher (de sopa) de margarina
Cebolinho
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Preparação:
– Numa frigideira coloque a margarina. Deixe derreter. Junte os camarões descascados e deixe que estes fiquem corados.
– Tempere com sal e pimenta.
– Adicione a compota de laranja, o sumo de laranja e o sumo de limão, entretanto espremidos.
– Deixe cozinhar em lume brando para ir apurando.
– Transfira para um prato de servir, guarneça com quartos de laranja e bastante cebolinho picado, que vai atribuir muito aroma a este prato.

 

Ingredientes 2 lombos de salmão sumo de 1 limão sal e pimenta preta q.b. 1 haste de aipo 1 c. chá de grãos de mistura de pimenta rosa e preta 2 folhas de louro 1/2 cenoura 1/2 alho francês 1 dente de alho  1 ramo de cheiros ( salsa, coentros e tomilho) 1 . sopa de vinagre ( ou sumo de limão) manteiga q.b. aneto Espiga q.b. legumes cozidos a gosto 1. Comece por temperar os lombos de salmão ( descongelados) com sumo de limão, sal e pimenta. Deixe tomar gosto. 2. Num tacho coloque cerca de 1 lt de água. Junte o alho francês e a cenoura às rodelas, o aipo em tiras finas, as pimentas , o ramo de cheiros, as folhas de louro e o dente de alho com casca. Tempere com uma pitada de sal e leve ao lume brando, deixando cozinhar por uns 20 a 25 minutos sempre com o lume no mínimo.  3. Passado este tempo aumente o lume, deixe que ferva bem e junte o vinagre. Coloque de imediato o salmão com cuidado para não se desfazer, baixe novamente o lume  e deixe escalfar uns 3 a 4 minutos. Retire o peixe passado este tempo senão fica seco.  4. Derreta a manteiga com o aneto. Coloque no prato os legumes e por cima o peixe. Regue com a manteiga com aneto e sirva de imediato. Pode ainda acompanhar com salada.

Ingredientes
2 lombos de salmão
sumo de 1 limão
sal e pimenta preta q.b.
1 haste de aipo
1 c. chá de grãos de mistura de pimenta rosa e preta
2 folhas de louro
1/2 cenoura
1/2 alho francês
1 dente de alho
1 ramo de cheiros ( salsa, coentros e tomilho)
1 . sopa de vinagre ( ou sumo de limão)
manteiga q.b.
aneto Espiga q.b.
legumes cozidos a gosto
1. Comece por temperar os lombos de salmão ( descongelados) com sumo de limão, sal e pimenta. Deixe tomar gosto.
2. Num tacho coloque cerca de 1 lt de água. Junte o alho francês e a cenoura às rodelas, o aipo em tiras finas, as pimentas , o ramo de cheiros, as folhas de louro e o dente de alho com casca. Tempere com uma pitada de sal e leve ao lume brando, deixando cozinhar por uns 20 a 25 minutos sempre com o lume no mínimo.
3. Passado este tempo aumente o lume, deixe que ferva bem e junte o vinagre. Coloque de imediato o salmão com cuidado para não se desfazer, baixe novamente o lume e deixe escalfar uns 3 a 4 minutos. Retire o peixe passado este tempo senão fica seco.
4. Derreta a manteiga com o aneto. Coloque no prato os legumes e por cima o peixe. Regue com a manteiga com aneto e sirva de imediato. Pode ainda acompanhar com salada.

 

Ingredientes (para 2 pessoas): 1 robalo, com cerca de 500 gr Azeite 200 gr de tomate cherry 60 gr de azeitona preta, sem caroço 1 pequeno ramo de coentros 1 pequeno ramo de manjericão 1 limão sal e pimenta preta  Preparação: Começar por preparar os filetes de robalo como explicado anteriormente. De seguida preparar a salsa:  colocar uma pequena caçarola em lume brando e deitar 3 c. sopa de azeite. Cortar os tomates ao meio e juntar ao azeite. Adicionar as azeitonas (inteiras ou às rodelas, como preferir), temperar com sal e pimenta e mexer em lume brando durante 1 a 2 minutos. Picar os coentros e o manjericão, reservar um pouco para decorar no final, e mexer para ligar. Rolar o limão sobre uma tábua de cozinha para amaciar e libertar os sucos, e cortar ao meio. Juntar o sumo de uma metade, mexer e reservar para permitir que os sabores embebam. É altura de cozinhar o robalo: aquecer uma frigideira de fundo espesso a uma temperatura alta. Entretanto, dar 2 ou 3 golpes na pele do peixe. Colocar um fio de azeite na frigideira e, quando estiver realmente quente, adicionar os filetes com a pele voltada para baixo. Temperar e fritar por 2-3 minutos, até o peixe estar dourado-escuro e a pele estaladiça (deverá observar-se a carne opaca em 2/3 da altura, começando por baixo). Virar os filetes e cozinhar do outro lado por 1 minuto, regando com o azeite existente na frigideira, até estar pronto. Servir sobre a salsa de tomate e ervas e salpicar com as ervas picadas.

Ingredientes (para 2 pessoas):
1 robalo, com cerca de 500 gr
Azeite
200 gr de tomate cherry
60 gr de azeitona preta, sem caroço
1 pequeno ramo de coentros
1 pequeno ramo de manjericão
1 limão
sal e pimenta preta
Preparação:
Começar por preparar os filetes de robalo como explicado anteriormente.
De seguida preparar a salsa: colocar uma pequena caçarola em lume brando e deitar 3 c. sopa de azeite. Cortar os tomates ao meio e juntar ao azeite. Adicionar as azeitonas (inteiras ou às rodelas, como preferir), temperar com sal e pimenta e mexer em lume brando durante 1 a 2 minutos.
Picar os coentros e o manjericão, reservar um pouco para decorar no final, e mexer para ligar.
Rolar o limão sobre uma tábua de cozinha para amaciar e libertar os sucos, e cortar ao meio. Juntar o sumo de uma metade, mexer e reservar para permitir que os sabores embebam.
É altura de cozinhar o robalo: aquecer uma frigideira de fundo espesso a uma temperatura alta. Entretanto, dar 2 ou 3 golpes na pele do peixe. Colocar um fio de azeite na frigideira e, quando estiver realmente quente, adicionar os filetes com a pele voltada para baixo. Temperar e fritar por 2-3 minutos, até o peixe estar dourado-escuro e a pele estaladiça (deverá observar-se a carne opaca em 2/3 da altura, começando por baixo).
Virar os filetes e cozinhar do outro lado por 1 minuto, regando com o azeite existente na frigideira, até estar pronto.
Servir sobre a salsa de tomate e ervas e salpicar com as ervas picadas.

Ingredientes: 1 frango partido aos bocados ou 3 peitos de frango Sal e pimenta q.b 3/4 colheres de sopa de azeite 2 dentes de alhos picados Tomilho fresco (de preferência tomilho limão) umas gotas de vinagre xerez (ou balsâmico) 2 colheres de sopa de molho de soja 3 colheres de sopa de mel 1 limão partido ás rodelas finas salsa picada Numa frigideira grande colocar o azeite e levar ao lume. Quando tiver quente acrescentar o alho e deixar  alourar um pouco. Acrescentar o frango e temperar com sal e pimenta e deixar alourar. Colocar umas gotas de vinagre balsâmico, o molho de soja e envolver. Deixar cozinhar um pouco e acrescentar as rodelas de limão e se necessário um pouco de água quente. Deixar cozinhar o frango por cerca de 7 mn e assim reduz também o molho. Acrescentar o tomilho, se possivel tomilho limão e mel. Deixar cozinhar mais 5mn e está pronto. Polvilhar com salsa picada. Acompanhar este prato com puré de batata ou com arroz.

Ingredientes:
1 frango partido aos bocados ou 3 peitos de frango
Sal e pimenta q.b
3/4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alhos picados
Tomilho fresco (de preferência tomilho limão)
umas gotas de vinagre xerez (ou balsâmico)
2 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de mel
1 limão partido ás rodelas finas
salsa picada
Numa frigideira grande colocar o azeite e levar ao lume. Quando tiver quente acrescentar o alho e deixar alourar um pouco.
Acrescentar o frango e temperar com sal e pimenta e deixar alourar. Colocar umas gotas de vinagre balsâmico, o molho de soja e envolver. Deixar cozinhar um pouco e acrescentar as rodelas de limão e se necessário um pouco de água quente. Deixar cozinhar o frango por cerca de 7 mn e assim reduz também o molho.
Acrescentar o tomilho, se possivel tomilho limão e mel. Deixar cozinhar mais 5mn e está pronto.
Polvilhar com salsa picada.
Acompanhar este prato com puré de batata ou com arroz.

Ingredientes - 2 peças de lombo com cerca de 400g cada uma, cortadas em formato retangular e com cerca de 1cm de altura; - 200g de presunto em fatias finas - 1 limão e 3 cebolas cortados em rodelas altas para levantar o lombo da assadeira - 10 batatas novas raspadas e golpeadas Para o recheio: - 1 embalagem de queijo feta - 100g de amêndoa laminada - 150g de espinafres - 1 cebola picada - Azeite q.b. Para o molho: - 2 colheres de chá de sementes de mostarda - 1 ramos grande de tomilho fresco - 1/2 peperoni em fatias finas - Sumo de 1 limão grande - 1 copo de vinho verde branco - Azeite a gosto - Flor de sal q.b. - Fio norte para atar o lombo Ligar o forno a 180ºC. Num tacho colocar a cebola bem picada e o azeite. Deixar ficar transparente e acrescentar as amêndoas. Colocar depois os espinafres e o queijo feta desfeito, deixando os espinafres reduzirem (cerca de 3minutos). Desligar o recheio e reservar. Estender as peças de lombo numa tábua e cobrir com fatias de presunto. Colocar o recheio em cima, deixando cerca de 1cm a toda a volta sem recheio, de modo a que este não saia ao apertar o lombo. Com o fio norte, ir apertando em laços individuais, sempre à mesma distância, definindo assim a espessura das fatias. Reservar o lombo recheado. Para o molho, misturar todos os ingredientes excepto o sal. Envolver o lombo e colocar cada rolinho por cima das rodelas largas de limão e/ou cebola, para que coza uniformemente. Colocar as batatas na assadeira, regar com o molho restante e polvilhar com um pouco de flor de sal. Levar o assado ao forno cerca de 1.10h, verificando se a carne está bem cozinhada. Depois de pronto, retirar o lombo e deixar repousar cerca de 10minutos em cima de uma tábua. Retirar o fio norte e cortar em fatias, pelas marcas deixadas pelo fio. Servir com as batatinhas e uma salada.

Ingredientes
– 2 peças de lombo com cerca de 400g cada uma, cortadas em formato retangular e com cerca de 1cm de altura;
– 200g de presunto em fatias finas
– 1 limão e 3 cebolas cortados em rodelas altas para levantar o lombo da assadeira
– 10 batatas novas raspadas e golpeadas
Para o recheio:
– 1 embalagem de queijo feta
– 100g de amêndoa laminada
– 150g de espinafres
– 1 cebola picada
– Azeite q.b.
Para o molho:
– 2 colheres de chá de sementes de mostarda
– 1 ramos grande de tomilho fresco
– 1/2 peperoni em fatias finas
– Sumo de 1 limão grande
– 1 copo de vinho verde branco
– Azeite a gosto
– Flor de sal q.b.
– Fio norte para atar o lombo
Ligar o forno a 180ºC. Num tacho colocar a cebola bem picada e o azeite. Deixar ficar transparente e acrescentar as amêndoas. Colocar depois os espinafres e o queijo feta desfeito, deixando os espinafres reduzirem (cerca de 3minutos). Desligar o recheio e reservar.
Estender as peças de lombo numa tábua e cobrir com fatias de presunto. Colocar o recheio em cima, deixando cerca de 1cm a toda a volta sem recheio, de modo a que este não saia ao apertar o lombo. Com o fio norte, ir apertando em laços individuais, sempre à mesma distância, definindo assim a espessura das fatias. Reservar o lombo recheado.
Para o molho, misturar todos os ingredientes excepto o sal. Envolver o lombo e colocar cada rolinho por cima das rodelas largas de limão e/ou cebola, para que coza uniformemente. Colocar as batatas na assadeira, regar com o molho restante e polvilhar com um pouco de flor de sal.
Levar o assado ao forno cerca de 1.10h, verificando se a carne está bem cozinhada.
Depois de pronto, retirar o lombo e deixar repousar cerca de 10minutos em cima de uma tábua.
Retirar o fio norte e cortar em fatias, pelas marcas deixadas pelo fio.
Servir com as batatinhas e uma salada.

ingredientes (para 4 pessoas): 1 manga madura, descascada e descaroçada 500ml de iogurte natural (eu usei iogurte de baunilha) para a fruta macerada: 200g mistura de frutos vermelhos (naturais), arranjados e cortados em quartos ou metades, consoante o tamanho. sumo e raspa de 1 laranja pequena 1 colher sopa de açúcar em pó um punhado pequeno de folhas de manjericão, cortadas em juliana fininha preparação: Para preparar a fruta macerada, colocar todos os ingredientes numa taça, mexer bem e cobrir com película aderente. Reservar por cerca de 1 a 2 horas. Colocar a manga num liquidificador ou no copo de um robot de cozinha e reduzi-la a puré. Distribuir o puré de manga por 4 copos de vidro, cobrir o puré com o iogurte e refrigerar. Na altura de servir, cobrir cada um dos copos com umas colheres da fruta macerada.

ingredientes (para 4 pessoas):
1 manga madura, descascada e descaroçada
500ml de iogurte natural (eu usei iogurte de baunilha)
para a fruta macerada:
200g mistura de frutos vermelhos (naturais), arranjados e cortados em quartos ou metades, consoante o tamanho.
sumo e raspa de 1 laranja pequena
1 colher sopa de açúcar em pó
um punhado pequeno de folhas de manjericão, cortadas em juliana fininha
preparação:
Para preparar a fruta macerada, colocar todos os ingredientes numa taça, mexer bem e cobrir com película aderente.
Reservar por cerca de 1 a 2 horas.
Colocar a manga num liquidificador ou no copo de um robot de cozinha e reduzi-la a puré.
Distribuir o puré de manga por 4 copos de vidro, cobrir o puré com o iogurte e refrigerar.
Na altura de servir, cobrir cada um dos copos com umas colheres da fruta macerada.