De 20 de Setembro a 19 de Outubro.

De 20 de Setembro a 19 de Outubro. A qualidade dos vinhos do concelho é tema de debate constante. É uma zona bastante reconhecida por cá e também lá fora, resulta da feliz combinação entre um excelente terroir e de pessoas dedicadas. Esta cultura tem já muitas raízes em Alenquer, e recebe uma atenção especial em 2014 por parte da autarquia de , com a primeira edição de um evento que reúne todos os seus aspetos.

alq

Junte a sua alma à alma dos vinhos de Alenquer, passeie por entre vinhedos, dê a provar as suas criações gastronómicas, participe no desfile. Há iniciativas para todos os gostos neste evento dedicado a uma das maiores atividades económicas do concelho.

Consulte AQUI todo o programa.

O que é o DOC de Alenquer?

 

A zona de Alenquer, no momento actual e no panorama vitivinícola da Estremadura, é seguramente a que detém uma posição de maior destaque, não apenas em valor absoluto quanto à área ocupada por vinha mas sobretudo pelo prestígio que os vinhos ali produzidos têm vindo a alcançar, sejam eles vinhos com denominação de origem, ou muito particularmente os vinhos integrados na classificação de vinho regional.

Entre as encostas da Serra de Montejunto, viradas a Sul e a Poente e as margens do Rio Tejo, desenvolve-se o concelho de Alenquer, numa sequência de colinas e vales, de terras densamente agricultáveis, onde a vinha marca uma presença quase constante.

A vinha ocupa hoje uma área superior a 6 mil hectares com uma produção de cerca de 200.000 hl tanto em adegas cooperativas como em muitas quintas que continuam a desempenhar um papel relevante na valorização e dignificação dos vinhos da região.

Para tal contribui de forma fundamental a natureza do solo, a orografia e o clima. Os solos argilo-calcários, oriundos de substratos de origem mezozóica e cenozóica, manifestam particular aptidão para receber a videira que se instalou nas vertentes ensoleiradas de numerosas colinas e outeiros, ora viradas a sul, ora constituindo-se como cortinas naturais protectoras dos ventos húmidos e frios de origem atlântica, proporcionando assim uma barreira circundante e condicionante do clima particular que aqui se sente.
A tradição dos vinhos brancos aromáticos, cheios e persistentes no sabor e dos tintos vinosos, equilibrados, vivos e brilhantes enquanto jovens com distinto “bouquet” quando estagiados, foi determinante para que a política de reconhecimento das denominações de origem de vinhos de qualidade contemplasse a região e reconhecesse oficialmente a denominação Alenquer. E no seguimento desta acção foi dada satisfação aos anseios da viticultura regional, com a aprovação dos estatutos da Região Vitivinícola de Alenquer pelo Decreto-Lei nº 331/89, de 27 de Setembro.
Do vinho, com denominação de origem, foram certificadas em 2003 cerca de 600.000 mil garrafas.