MENU: Sopa de Favas, Bacalhau à Margarida da Praça, Almôndegas de Lebre e Papas de Carolo.

Sopa de Favas (IDANHA-A-VELHA) / Quinta dos Termos Fonte Cal Branco 2011

 

Ingredientes:
Para 4 pessoas

* 400 g de vagens de favas (sem grão) ;
* 300 g de batatas ;
* 1 cebola ;
* 1 molho de coentros ;
* 1 dl de azeite ;
* sal

Confecção:

Põe-se uma panela ao lume com as batatas descascadas, a cebola e os coentros. Quando as batatas estiverem cozidas, retiram-se os coentros e passa-se o resto pelo passador.

Entretanto, tem-se já cortado em caldo-verde as vagens das favas ainda sem grão. Juntam-se ao puré de batata. Junta-se também o azeite e tempera-se com sal. Deixa-se cozer e come-se com pão de centeio.

Bacalhau à Margarida da Praça / Quinta dos Termos Reserva Branco 2012

Ingredientes:

Para 6 pessoas

* 1 bom lombo de bacalhau
* 3 cebolas grandes
* 1 dente de alho
* 5 dl de azeite
* pimenta
* 1,200 kg de batatas

Confecção:

Demolha-se muito bem o bacalhau e assa-se na brasa ou na chapa.

Tem-se ao lume um tacho com água na qual se dá uma fervura rápida ao bacalhau.

Entretanto, já se tem preparada uma cebolada feita com as cebolas cortadas às rodelas finíssimas, o dente de alho muito bem picado e o azeite.

Cozem-se as batatas com a pele, pelam-se, cortam-se às rodelas e dispõem-se no fundo da travessa.

Coloca-se o bacalhau por cima e cobre-se tudo com a cebolada.

Serve-se bem quente.

Almôndegas de Lebre / Quinta dos Termos Talhão Da Serra Rufete Reserva Tinto 2009

Ingredientes:
Para 6 pessoas

1 lebre ;
100 g de toucinho ;
1 ramo de salsa grande ;
2 cebolas ;
2 ou 3 ovos ;
1 colher de sopa de vinagre ;
1,5 dl de azeite ;
4 dl de caldo de carne ;
farinha ;
sal ;
fatias de pão frito
Confecção:

Desossa-se a lebre e passa-se a carne pela máquina juntamente com um ramo de salsa e o toucinho. Mistura-se a este preparado uma cebola picada, o vinagre e liga-se tudo com um ou dois ovos, consoante o tamanho. Tempera-se com sal.
Em seguida tendem-se as almôndegas com um pouco de farinha. As almôndegas podem ser tendidas à mão ou com um copo de vidro.
Num tacho faz-se um refogado com uma cebola e azeite e um ramo de salsa. Introduzem-se as almôndegas no refogado, deixam-se alourar um pouco e depois regam-se com o caldo de carne ou, na falta deste, com a mesma porção de água. Deixam-se as almôndegas apurar, rectificam-se os temperos e servem-se sobre fatias de pão frito.

Papas de Carolo / Espumante Quinta Dos Termos Rosé Bruto

Ingredientes:
Para 4  pessoas

* 3 chávenas de carolo (milho amarelo ou branco partido) ;

* 1 litro de leite ;
* 1 chávena de açúcar (aprox.) ;
* sal ;
* canela

Confecção:

Para lavar o carolo, este é colocado num alguidar com bastante água fria e agita-se de modo a trazer ao de cima o farelo. Retira-se o farelo e muda-se a água tantas vezes quantas as necessárias para que o carolo fique bem lavado. Quando o carolo estiver limpo de farelo, muda-se a pouco e pouco para outro alguidar com água, para o libertar das areias que se depositam no fundo, operação que se repete as vezes necessárias.

Tem-se ao lume uma panela com água temperada com sal. A água deve ser pelo menos três vezes o volume do carolo (para cada chávena de carolo, quatro chávenas de água). Quando a água levantar fervura, introduz-se o carolo e deixa-se cozer, tendo o cuidado de o mexer de vez em quando no princípio e constantemente assim que o preparado se torne mais espesso. Quando o milho estiver a meia cozedura, começa a juntar-se o leite a pouco e pouco, mexendo sempre. Por fim adiciona-se o açúcar, deixa-se cozer um pouco mais e serve-se em travessas ou pratos individuais enfeitados com canela.