Chef Jamie Oliver

Chef Jamie Oliver

 

Peixe branco cozido com azeitonas e um molho de tomate simples

 

 Ingredientes

• 3 dentes de alho
• um ramo pequeno de manjericão fresco
• azeite
• 1 malagueta vermelha fresca
• 2 x 400g latas de tomates cherry
• sal e pimenta do reino
• vinagre de vinho tinto
• 4X 150g filetes de peixe branco, como coley, badejo ou Pollock, sem a pele e as espinhas retiradas
• um punhado de azeitonas pretas
• 1 colher de sopa de alcaparras escorridas
Para fazer o molho:

1. Descasque e fatie finamente os dentes de alho. Escolha as folhas de manjericão e colocar de lado, finamente cortar os caules.

2. Adicionar azeite em uma panela grande em fogo médio. Adicione o alho e talos de manjericão. Pique a malagueta uma vez com uma faca de modo que não explodem em caso de fritura, e adicione à panela. Passe suavemente o alho até alourar, mas não dê muita cor, mexendo ocasionalmente.

3. Adicione as latas de tomate e tempere ligeiramente com sal e pimenta. Lentamente cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Retire a malagueta. Mexa os tomates com uma colher de pau. Tempere o molho com muito cuidado, com mais sal e pimenta, se necessário, e adicionar um gole pequeno de vinagre de vinho tinto para dar-lhe um pouco sotaque.

Para preparar e cozinhar seu peixe:

4. Pré-aqueça o forno a 220C.

5. Despeje o molho de tomate em uma assadeira (cerca de 20cm x 30cm). Tempere o peixe Filetes de ambos os lados com um pouco de sal e pimenta, coloque em cima do molho. Esmague as azeitonas, usando a base de uma jarra ou algo pesado, e remover as pedras. Salpique as azeitonas e alcaparras sobre o peixe. Espalhe o manjericão reservado e deite sobre o peixe.

6. Cozinhe no forno por cerca de 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido (verifique com o corte na parte mais grossa de um ou dois dos filetes, que devem ser branco perolado e não transparente.

Dica: Pode ser servido com batatas e uma salada verde.

Robalo Assado e Batatas em Gomos

 

Ingredientes para 2 pessoas

500 g de batatas para assar cortadas em gomos grandes;
1 bolbo de funcho cortado em seis gomos;
azeite;
sal marinho e pimenta preta acabada de moer;
4 dentes de alho com a casca;
uma mão-cheia de azeitonas verdes, cortadas ao meio e sem caroço;
meio ramo de tomilho fresco;
2 x 200 g de filetes de robalo com pele, escamado e sem espinhas (peça ao seu fornecedor de peixe para o arranjar);
1 limão às rodelas

preparação:

PRÉ-AQUEÇA o forno a 200°C/gás 6. Leve a ferver uma caçarola grande com água e sal. Dê uma cozedura ligeira às batatas durante 5 minutos, acrescente o funcho e deixe cozer durante mais 3 minutos. Escorra num passador até secarem.
Transfira para um tabuleiro de ir ao forno com um bom golo de azeite, uma pitada de sal e pimenta, os dentes de alho, as azeitonas e algumas hastes de tomilho. Misture tudo, espalhe numa camada e leve ao forno durante 15 minutos.
Com uma faca afiada, dê uns golpes leves na parte dos filetes com pele e borrife com um bom gole de azeite. Tempere generosamente com sal e pimenta e coloque os filetes com a pele para cima sobre as batatas e o funcho, num tabuleiro.
Cubra com as restantes hastes de tomilho e as rodelas de limão. Leve ao forno por 10 minutos ou até que a pele do peixe fique com um belo tostado.
Sirva com uma salada verde.

Frango picante com batata doce

 

INGREDIENTES: (para 4 a 6 pessoas)

2 limões;
2 malaguetas secas;
1 colher de chá de sementes de cominhos;
2 dentes de alho descascados;
sal marinho e pimenta preta acabada de moer;
azeite;
3 batatas-doces (cerca de 200 g cada, descascadas e cortadas em pedaços de 5 cm);
1 chouriço de cerca de 200 g (sem pele), cortado em pedaços de 2,5 cm;
6 bocados de frango, coxas e/ou pernas, de preferência de capoeira ou biológicos

preparação:
PRÉ-AQUEÇA o forno a 200º C/gás 6. Descasque o limão em tiras largas e esmague-as num almofariz com as malaguetas, as sementes de cominhos, os dentes de alho e uma boa pitada de sal e pimenta. Misture uns bons fios de azeite até ficar uma marinada solta.

Coloque os pedaços da batata-doce num tabuleiro grande de ir ao forno, de modo a ficarem numa só camada. Acrescente o chouriço e os bocados de frango, espalhe por cima a marinada e misture tudo, de modo a garantir uma distribuição homogénea.

Disponha de novo os bocados de frango de forma a ficarem por cima da batata-doce, depois leve o tabuleiro ao forno durante 45 minutos, até que o frango fique crocante e dourado. Salpique com sumo de limão e sirva com uma bela salada de grão (ver a seguir).

Tarte suculenta de frango e alho francês

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 pequena noz de manteiga;
azeite;
4 alhos-franceses, lavados e cortados às rodelas;
1 dente de alho, descascado e esmagado;
600 g de coxas de frango, de preferência de capoeira ou biológico, cortado em pedaços grandes;
sal marinho e pimenta preta acabada de moer;
2 hastes de tomilho fresco;
1 colher de sopa de farinha sem fermento e mais um pouco para polvilhar;
500 ml de sidra seca;
100 g de queijo Stilton esfarelado;
500 g de massa folhada;
1 ovo grande, de preferência de capoeira ou biológico;
e um pouco de leite

preparação:
Pré-aqueça o forno a 200°C/gás 6. Derreta a manteiga com um fio de azeite numa caçarola e junte os alhos-franceses e o alho esmagado. Cozinhe em lume brando com a tampa por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando até amolecer.

Entretanto, leve a lume médio uma frigideira grande com um fio de óleo. Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta e frite-os com as folhas de tomilho até que a carne fique toda bem dourada. Junte o frango e o tomilho aos alhos-franceses e salpique com a farinha. Acrescente a sidra e volte a pôr em lume brando para fervilhar durante 20 minutos. Retire do lume e misture-lhe o queijo Stilton.

Polvilhe uma superfície de trabalho e um rolo com farinha e estenda a massa folhada até ficar com mais ou menos 3 milímetros de espessura.

Coloque o frango e o preparado de alho-francês numa forma funda ou numa torteira grande e funda. Tape com a massa folhada, aparando os bordos para que se ajuste à forma. Com um garfo faça um frisado nas bordas e um pequeno orifício no meio da tampa para o vapor sair.

Bata o ovo com o leite e espalhe-o sobre a massa com um pincel.

Leve ao forno durante 30 minutos, até que a massa folhada fique crocante e dourada.

Cordeiro marroquino picante e couscous

 

 

Ingredientes (para 6 a 8 pessoas):
1 colher de sopa de sementes de cominhos;
2 colheres de sopa de sementes de coentros;
2 pequenos piripíris secos;
2 pedaços de gengibre fresco;
sal marinho e pimenta;
azeite;
500 g de filetes do pescoço do cordeiro sem gordura, cortado em pedaços de 2,5 cm;
4 batatas doces, descascadas e cortadas em cubos de 2,5 cm;
12 cebolinhas descascadas;
4 dentes de alho, descascados e fatiados;
2 latas de 400 g de tomate em pedaços;
1 pau de canela;
2 folhas de louro fresco;
1 punhado de damascos secos, cortados grosseiramente;
1 ramo de coentros frescos;
1 punhado de amêndoas laminadas e tostadas;
4 colheres de sopa de iogurte natural

preparação:
PRÉ-AQUEÇA o forno a 190°C/gás 5. Esmague num almofariz as sementes de cominhos e de coentros com os piripíris, o gengibre, uma boa pitada de sal e pimenta acabada de moer. Misture com duas colheres de azeite e barre a carne com metade desta marinada, massajando-a. Reserve.

Entretanto, misture a restante marinada numa tigela com as batatas doces, as cebolas e o alho.

Leve ao lume uma caçarola grande com um pouco de azeite e os pedaços da carne marinada dourando-a por igual. Retire a carne para uma tigela vazia e ponha na caçarola o preparado das batatas doces, fritando-o até que as cebolas amaciem um pouco. Acrescente o tomate, agite bem a caçarola e coloque a carne por cima.

Junte-lhe dois copos com água, o pau de canela, as folhas de louro e os damascos secos e leve ao forno pré-aquecido durante 1 hora e 15 minutos – não cubra para que o preparado fique bem dourado.

Pouco antes de servir, espalhe por cima os coentros picados e o punhado de amêndoas tostadas. Divida o cordeiro por 6 a 8 pratos com os couscous com ervas (veja texto ao lado) e sirva com uma boa colherada de iogurte natural por cima.

Tarte cremosa de coco e baunilha

 


Ingredientes para 8 pessoas:
200 g de manteiga derretida e arrefecida, mais um pouco de gordura extra;
350 g de massa quebrada doce;
300 g de açúcar refinado;
3 ovos grandes, de preferência de capoeira ou biológicos;
50 g de farinha sem fermento;
300 g de coco em flocos;
1 lata de 400 ml de leite de coco;
1 vagem de baunilha, cortada ao meio no sentido longitudinal, com as sementes raspadas;
raspa e sumo de 1 limão

preparação:
Unte uma tarteira de fundo solto de 28 centímetros de diâmetro com uma noz de manteiga. Estenda a massa quebrada com um rolo até ficar com a grossura de uma moeda de euro e forre a tarteira com ela.

Pressione bem, depois coloque a tarteira no congelador durante 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180°C/gás 4. Forre com papel vegetal a tarteira com a massa congelada e coloque feijões ou bolas de cerâmica especiais para cozer no forno a massa sem recheio (o arroz cru também faz o mesmo efeito) e deixe cozer durante 10 minutos. Retire do forno e remova os feijões (ou o arroz) e o papel vegetal.

Pique a base diversas vezes com um garfo, depois volte a meter no forno por mais 5 a 10 minutos até a massa alourar ligeiramente. Retire do forno e reduza a temperatura para 170°C/gás 3. Numa tigela grande, misture a manteiga derretida e arrefecida com o açúcar refinado. Acrescente os restantes ingredientes e mexa até obter uma mistura homogénea. Verta a mistura na tarteira.

Cozinhe no forno já quente durante cerca de 45 minutos ou até a mistura de coco ficar firme e dourada, mas sem deixar solidificar. Deixe arrefecer na forma durante 20 minutos, retire-a e sirva morna. Se lhe apetecer transgredir, salpique com molho de chocolate e rum.