HeaderBackgroundImage

Quintas de Melgaço – Agricultura e Turismo, S.A.
Ferreiros de Cima
Alvaredo
4960-010 Melgaço
Portugal
Telefone     251 410 020
Fax     251 410 029
Administrador Dr. Pedro Soares
Correio electrónico quintasdemelgaco@sapo.pt

A Empresa

Logotipo_0020_posit_0020_200A Quintas de Melgaço, S. A., situada na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na Sub-Região de Monção, é especializada na produção de vinhos verdes, nomeadamente o Alvarinho.

A ideia de criação da empresa foi personificada por um melgacense emigrado no Brasil, Amadeu Abílio Lopes, cuja capacidade financeira foi suficientemente forte para congregar à volta deste projecto o interesse de algumas centenas de produtores do concelho de Melgaço, que haviam de se tornar accionistas – hoje são 430 accionistas.

alvarinho_0024_media

Desde o seu inicio de exploração em 1994, a Quintas de Melgaço tende a afirmar-se no mercado pela origem e qualidade dos seus produtos, que vão desde o tradicional vinho tinto, passando por vinhos em que combina a casta alvarinha e a trajadura, até chegar a um vinho único e verdadeiro ex-libris – o “Alvarinho”, com características sui géneris resultado do clima, do solo e da sabedoria que vai passando de geração em geração.

alvarinho_0031_media

A Casta Alvarinho apresenta cor branca, cacho pequeno, bago miúdo. Tornando-se ouro em Setembro.

alvarinho_0036_media

Esta casta transforma-se num vinho raro e precioso, com aroma acentuado, de aspecto cristalino e de sabores harmoniosos e saborosos com grande expressão frutada.

quintasmelgaco(1)

O Alvarinho

Chegar ao Noroeste de Portugal é encontrar o Alvarinho.

quinta melgaço copy

Assim é há décadas. Depois de caminhos, trilhos, verde e montanha, é impossível não reparar no que cresce nos terrenos da bacia do Rio Minho.

alvarinho_0270_media

Vinhas de perder de vista que só ali se desenvolvem. Uma riqueza que só esta região conhece, mas que se revela a todos os que se dão ao prazer de por ali passar.

Alvarinho_0020_QM

Branca. Cacho pequeno. Bago miúdo. Ouro em Setembro. Raro e precioso quando se transforma em vinho. É este o Alvarinho. Não importa o que você sabe sobre os caminhos de Portugal. Se encontrou uma vinha assim, só pode estar em Melgaço…

Torre_0020_de_0020_Menagem_0020_TM_sem_0020_Ano

Só em Melgaço, o município mais setentrional de Portugal, e em Monção, é que o Alvarinho encontra o solo e micro-clima que precisa. As condições para se tornar no vinho único de aroma acentuado a casta, de aspecto cristalino e de sabores harmoniosos e saborosos com grande expressão frutada. Basta provar outros vinhos verdes para se perceber que nada se parece com um Alvarinho.

P2180190

E se já chegou até aqui, é impossível não ouvir um nome. Quintas de Melgaço.

Espumante_0020_Alvarinho_0020_QM_sem_0020_Ano

FONTE: Quintas de Melgaço