logoCOMPANHIA AGRICOLA DO SANGUINHAL, Lda

FAX: (+351) 262 609 191

XPQzWGAXX1147Wpqy3BskMRZKU

História

Com sede no Concelho do Bombarral e propriedades neste Concelho e também nos do Cadaval, Alenquer e Torres Vedras, a Companhia Agrícola do Sanguinhal situa-se no coração de uma das mais antigas regiões vinhateiras do país, cuja origem se confunde com a da própria nacionalidade.

0b54e3a8-866c-47a7-88af-67a00d86d935

Efectivamente, em 1153, D. Afonso Henriques doou vastos domínios à Ordem de São Bernardo instalada no Mosteiro de Alcobaça, à qual pertencia o lugar do Bombarral, que na altura era apenas uma granja ou herdade.

2qta cerejeiras

Q Cerejeiras

Os monges de Cister introduziram a cultura da vinha na região, dando origem a uma tão importante actividade agrícola que se desenvolveu e consolidou até aos nossos dias, ocupando em toda a Estremadura uma área de cerca de oito mil hectares e produzindo anualmente cerca de 60 milhões de litros de vinho.

Q Sanguinhal

A Companhia Agrícola do Sanguinhal foi fundada nos anos vinte por Abel Pereira da Fonseca para administrar as propriedades que possuía na região do Bombarral.

Q Sanguinhal

Nessa época, a também sua Sociedade Comercial Abel Pereira da Fonseca detinha e explorava a maior rede de estabelecimentos de venda ao público no país – as lojas Val do Rio, com cerca de 100 lojas em Lisboa.

Q Sanguinhal

Em 1937, Abel Pereira da Fonseca vendeu a sua posição accionista naquela sociedade e transformou a Companhia Agrícola do Sanguinhal em sociedade por quotas detidas na totalidade pelo sócio fundador e seus filhos, pertencendo ainda hoje à mesma família.

Q Cerejeiras

A empresa dedicou-se desde sempre à produção e comércio de vinhos. Para o efeito, vinificava separadamente os vinhos das Quintas das Cerejeiras, do Sanguinhal e de São Francisco nas respectivas adegas, possuindo no conjunto uma capacidade em toneis e balseiros de madeira de carvalho e mogno da ordem dos dois milhões de litros, utilizados para a fermentação, armazenagem e envelhecimento de vinhos de mesa, vinhos licorosos e aguardentes.

89528687.1jbYH7qj.Bombarral4380

Actualidade

A Companhia Agrícola do Sanguinhal dedica-se à exploração de 3 Quintas na Região Demarcada de Óbidos que perfazem 85 ha de vinha:  Quinta do Sanguinhal, Quinta das Cerejeiras e Quinta de S. Francisco.

Q Cerejeiras

Os nomes destas Quintas representam os vinhos DOC mais prestigiados desta empresa familiar, onde hoje existe uma equipa coesa, formada pela nova geração da família Pereira da Fonseca e por um grupo de pessoas empenhadas em modernizar, inovar e sobretudo, agradar ao consumidor mais exigente.

Q Cerejeiras

A empresa tem sido sujeita, nos últimos anos, a um processo de modernização continuado.

Q São Francisco

Neste sentido, as vinhas têm vindo a ser reconstituídas, com base nas castas tradicionais, mas introduzindo igualmente novas castas para responder às exigências do mercado.

Q Sanguinhal

As instalações de vinificação e engarrafamento têm sido objecto de grandes investimentos, nomeadamente a nível tecnológico e de equipamento.

Q Cerejeiras

A modernização da adega foi conseguida com a introdução de mais cubas em inox, novos sistemas de frio para controlo de temperatura de fermentação e estabilização dos vinhos, novos sistemas de filtração e de engarrafamento.

Q Sanguinhal

Continua-se no entanto, a recorrer ao tradicional estágio em madeira, nomeadamente em barricas de carvalho francês e americano.

Q Sanguinhal

A empresa decidiu igualmente investir na área do turismo e serviços, de forma a aproveitar as enormes potencialidades de todos os seus espaços. Assim, recuperou adegas, lagares e destilaria para a realização de eventos (quer de empresas quer de particulares) e para fins turísticos.

XPQ0AB3DF245F7BC68BC4FZKU

É hoje uma empresa dinâmica e em crescimento.

Fernando Pessoa na Abel Pereira da Fonseca

Vinhas

As vinhas estendem-se por uma área de 95 hectares, espalhadas pelas três quintas, sendo 20 hectares de vinhas brancas e 75 de vinhas tintas.

As principais castas tintas são: Castelão, Aragonez,  Tinta Miúda, Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Touriga Franca, Merlot, Alfrocheiro Preto, Petit Verdot, Trincadeira Preta e Tinta Barroca.

As principais castas brancas são: Vital, Arinto, Fernão Pires, Seara Nova, Rabo de Ovelha. Moscatel, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Quinta das Cerejeiras

Com uma área de 20 hectares, dos quais 13 de vinha plantada em encostas suaves, de solo argilo-arenoso, expostas a sul. Produz vinho tinto e branco, destacando-se o seu famoso Reserva, que é uma das mais antigas marcas portuguesas ainda em comercialização.

Quinta do Sanguinhal

Com uma área de 40 hectares, 22 dos quais de vinha, plantada em planalto e encostas suaves de solos arenosos e argilo-arenosos.  Nesta quinta situa-se uma das antigas destilarias da firma e os armazéns de envelhecimento de aguardentes e licorosos, bem como zonas de estágio de vinhos em barricas e engarrafados.  Faz também parte do património desta quinta um grande e antigo lagar com cinco prensas de fuso e vara, a mais antiga das quais data de 1871.

Quinta de São Francisco

Tem uma área de 90 hectares, dos quais 50 de vinha instalada em encostas declivosas de solo franco-argiloso, muito bem expostas a nascente e sul. Aqui, as uvas atingem elevado grau de maturação que permite a obtenção de vinhos licorosos de excelentes características.

ALGUM PORTOFÓLIO

csXPQ0AB3DF381F7BC68BC4FZKUXPQ0AB3DF379F7BC68BC4FZKU