Localizada na Estremadura, na região de Alenquer, a Quinta do Monte d’Oiro é conhecida desde o séc. XVII como um local privilegiado para a produção de grandes vinhos.
O objectivo do produtor José Bento dos Santos é a elaboração de vinhos de alta qualidade de estilo europeu, respeitando as qualidades e as mensagens do terroir existente – uma combinação única e irrepetível de solos e clima. Os vinhos da Quinta do Monte d’Oiro têm um grande sentido gastronómico. São vinhos com uma identidade própria: profundos, minerais, densos, personalizados e com um perfil eminentemente talhado para acompanhar em perfeita harmonia uma culinária rigorosamente elaborada – pratos de genuína cozinha regional, cozinha clássica ou alta cozinha.
Para atingir estes propósitos, foram plantadas as castas mais adequadas às condições ecológicas da Quinta – Syrah, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Petit Verdot, Cinsaut e Viognier – actuando-se com o máximo rigor e eficácia em todas as fases da produção (a cargo da enóloga Graça Gonçalves com o apoio técnico de Grégory Viennois, Director Técnico da Maison M. Chapoutier). Assim, para além de ter sido privilegiado o desenvolvimento vegetativo das videiras, o tratamento da vinha é muito exigente e praticam-se rendimentos de produção por hectare muito baixos através de podas severas e mondas de cachos significativas. A vindima é feita à mão para caixas de 15 kg (por forma às uvas chegarem intactas à adega) e a vinificação, que decorre separadamente por casta e por parcela, é extremamente cuidada com controlo rigoroso e individual da temperatura dos mostos. Utilizam-se ainda as melhores barricas novas de carvalho francês em estágios prolongados (12 a 24 meses)
Esta filosofia garante um resultado que se tem vindo a revelar, ao longo dos anos, excelente e consistente. De facto, colheita após colheita os diversos vinhos da Quinta do Monte d’Oiro têm recebido o apoio encomiástico da crítica e do público em Portugal e no estrangeiro, estando presentes em importantes mercados internacionais (como Espanha, França, Reino Unido, Holanda, E.U.A., Canadá, Brasil, Angola e China) e nas Cartas de Vinhos de alguns dos mais famosos restaurantes europeus e americanos. Está também a ser desenvolvida a vertente gastronómica e enoturística do projecto vitivinícola da Quinta do Monte d’Oiro através da exploração das novas instalações (Adegas, Sala de Provas, Cozinha “Maestro” e Sala de Refeições) para a realização das acções de marketing da empresa e eventos gastronómicos de excelência para grupos exclusivos.

PORTOFÓLIO

Quinta do Monte d’Oiro
RESERVA 2004
96% Syrah, 4% Viognier
Madrigal 2007
100% Viognier
Vinha da Nora 2005
100% Syrah
Têmpera 2004
100% Tinta Roriz
(Tempranillo)
Aurius 2003
50% Touriga Nacional
35% Syrah
15% Petit Verdot
Homenagem a António Carqueijeiro 2001
100% Syrah
download download
Contactos:
Quinta do Monte d’Oiro Freixial de Cima | 2580-404 Ventosa ALENQUER
T: +351 263 766 060 | F: +351 263 766 069
geral@quintadomontedoiro.com

FONTE: Quinta do Monte D’Oiro