PORTUGAL VÍNICO

vindimas6
Caraterização da Região do Dão
No Dão, o vinho resulta do amor entre os homens e a terra. Dão é nome de rio e da região que se espalha por vertentes de suave ondulação, de cor verde e dourado por vontade do sol e onde o vinho, como nos amores antigos, nasce há muito tempo. Por exemplo, o Infante Dom Henrique levou-o nas caravelas para Ceuta, em 1415 onde com ele celebravam a vitória. No Dão o vinho corre nas veias da…
Vineyard on the west coast of Portugal
VINHOS DE LISBOA: DENOMINAÇÃO DE ORIGEM (DO) ÓBIDOS
PATROCÍNIOS       PRODUTORES JÁ APRESENTADOS Clique em um produtor assinalado para conhecer melhor Adega Cooperativa do Cadaval CASA DAS GAEIRAS Casal Figueira COMPANHIA AGRÍCOLA DO SANGUINHAL: Quinta das Cerejeiras, Quinta do Sanguinhal e Quinta de São Francisco Encosta da Quinta QUINTA DE LORIDOS QUINTA DO GRADIL VINHOS CORTÉM VINHOS FEITORES Vinhos Mundus – Adega da Vermelha VINHOS SOLAR DA MARQUESA – CASA AGRÍCOLA NICOLAU VALE ZIAS Das abas da Serra de Montejunto, para Noroeste,…
ab_45f
VINHOS DE LISBOA: DENOMINAÇÃO DE ORIGEM (DO) ALENQUER
PATROCÍNIOS PRODUTORES JÁ APRESENTADOS Para aceder aos produtores assinalados basta clicar em cima dos mesmos ADEGA COOPERATIVA DA CARVOEIRA ADEGA COOPERATIVA DA LABRUGEIRA CAVES RENDEIRO CASA FÉLIX ROCHA CASA SANTOS LIMA QUINTA DA CHOCAPALHA QUINTA DE PANCAS QUINTA DO CARNEIRO QUINTA DO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO QUINTA DO GARRIDO Quinta do Monte d’Oiro Quinta do Lagar Novo QUINTA DO PINTO Quinta do Valle do Riacho Quinta dos Plátanos Vale das Areias A…
ALGARVE
Vinhos do Algarve – DOC e IGR
PATROCÍNIOS   Ver links na coluna da direita PRODUTORES JÁ APRESENTADOS (clique em cada um para conhecer melhor) ADEGA DO CANTOR Cabrita – Quinta da Vinha HERDADE DOS PIMENTÉIS HERDADE DOS SEROMENHOS MONTE DA CASTELEJA – ALGARVE A EXPLORAR QUINTA JOÃO CLARA – A ESCOLHA DE JOSÉ FIDALGO QUINTA DA MALACA QUINTA DE MATA-MOUROS Quinta do Barranco Longo – Grandes Vinhos do Algarve Quinta do Morgado da Torre QUINTA DOS VALES – A Arte…
big_home_quintas_02a
REGIÕES VITIVINÍCOLAS PORTUGUESAS: DOURO – Cultura da Vinha
PATROCÍNIO   Cultura da vinha As características climáticas, orográficas e mesológicas existentes na Região do Douro são condicionadoras do aproveitamento económico dos recursos naturais e das actividades aí desenvolvidas. Foi a coexistência de vários vinhos de qualidade na Região Demarcada do Douro que determinou que, fosse necessário criar um critério de escolha e partilha dos mostos produzidos na região. Assim, da totalidade da superfície plantada com vinha, somente 26.000 ha…
qso14
REGIÕES VITIVINÍCOLAS PORTUGUESAS: DOURO – A Região
Situada no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares, a região estende-se por área total de cerca de 250 000 ha, estando dividida em três sub-regiões naturalmente distintas, não só por factores climáticos como também sócio – económicos. As características existentes na região do Douro são condicionadoras do aproveitamento económico dos recursos naturais e das actividades aí desenvolvidas.…
ROTAS DOS VINHOS – Douro e Porto (clique na imagem para mais detalhes)
ROTAS DOS VINHOS – Douro e Porto
PATROCÍNIO   AS ROTAS (clique nos links assinalados para obter mais informação) POR ONDE PODE PASSAR ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3 Armamar Alijó Figueira de Castelo Rodrigo Galafura Favaios Freixo de Espada à Cinta Lamego Murça Pinhão Mesão Frio Pinhão Torre de Moncorvo Peso da Régua – Poirares São João da Pesqueira Vila Flor Peso da Régua – Vilarinho de Freires Tabuaço Vila Nova de Foz Côa Pinhão  …
LOGO REGIOES
REGIÕES VITIVINÍCOLAS PORTUGUESAS – Indicações Geográficas, Denominações de Origem e Sub-Regiões
Após nas últimas semanas ter verificado em algumas páginas desinformação relativo às Regiões Vínicas, decidi pegar na folha de acreditação do IVV e parti para refazer o perfil atual do Portugal vinícola quer em termos de regiões, quer em termos de Denominações de Origem. REGIÕES, DO’S E IGP (IVV) – PDF para descarga Um índice remissivo das regiões vinícolas em Portugal. clicando nos artigos sublinhados é encaminhado para a informação…
LOGO DOC ARRUDA
DOC ARRUDA DOS VINHOS
Qualquer referência à importância do sector vitivinícola neste concelho torna-se irrelevante face ao destaque que lhe é concedido ao integrar o próprio topónimo – Arruda dos Vinhos. É povoação de origem remota, dominada pelos árabes e conquistada por D. Afonso Henriques em 1160, data em que lhe é atribuído o primeiro foral, confirmado em 1519 por D. Manuel I. Vinicamente falando basta dizer que Gil Vicente fez imensa referência e alus~so…