TERRAS DE PORTUGAL

logo-peso-da-regua-jpeg
Peso da Régua
Os vinhos Peso da Régua é uma cidade no distrito de Vila Real, situada junto ao rio Douro e que é considerada a capital da região demarcada na qual é produzido o conhecido Vinho do Porto. A Régua deve o seu desenvolvimento ao Marques de Pombal que em 1756 criou a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro e que mandou delimitar com marcos de granito (marcos de Feitoria) as…
bdr
VILA DO BOMBARRAL E BATALHA DA ROLIÇA
VER AINDA 33º Festival do Vinho Português: A visitar Património, Produtores de Vinho e Restaurantes Recomendados 33º Festival do Vinho Português – 23ª Feira Nacional da Pêra Rocha: 2º DIA 33º Festival do Vinho Português – 23ª Feira Nacional da Pêra Rocha: 1º DIA   RESENHA HISTÓRICA Situada numa fértil planície de aluvião com pequenos outeiros em seu redor, Bombarral é sede de concelho formado por 4 freguesias, ocupando uma…
dscf2796
Carregal do Sal
Carregal situa-se numa zona entre as Serras da Estrela e do Caramulo. Hidrograficamente está também entre os rios Dão e Mondego. Vinhos São inúmeros os produtores aqui existentes e casas brasonadas de famílias importantes, que paralelamente produziam vinhos de qualidade e conhecidos internacionalmente, especialmente casas solarengas dos Séculos XVII e XVIII. Além de tudo isto, podem encontrar-se inúmeros monumentos pré-históricos. Existem aqui produtores de vinho como a Quinta do Ribeiro…
jose-maria-da-fonseca-2
Vila de Palmela – Terra Mãe de Vinhos
Grande parte da história de Palmela está profundamente ligada à sua importância como região vitivinícola. Desde os tempos mais remotos que se pratica a cultura da vinha, por a região reunir as condições adequadas de solo e clima para a produção de grande variedade de vinhos. A sua fama deve-se à gama de castas existentes, predominando nas tintas o tradicional Castelão enquanto que, nas brancas, se destacam Fernão Pires e…
logo-reguengos
REGUENGOS DE MONSARAZ – Caracterização e Resenha Histórica
Vinhos A cultura da vinha é milenar no Concelho de Reguengos de Monsaraz, embora não representasse uma atividade fundamental na economia da região até finais do séc. XIX. O que é hoje uma região vitivinícola consolidada teve a sua origem numa intervenção efetuada no final do século XIX, quando Manuel Augusto Mendes Papança, que ocupou o cargo de Presidente da Câmara durante várias vereações (entre 1852 e 1877), formou uma…
logo-albufeira
CIDADE DE ALBUFEIRA
A tradição vinícola no Algarve está intimamente ligada à presença árabe por estas paragens, uma vez que este povo, não só plantava vinha, como exportava o vinho dela resultante. Aproveitando o legado muçulmano, os cristãos incrementaram a produção e comercialização deste produto e, a partir de meados do séc. XIX, os vinhos algarvios começaram a ganhar reconhecimento nacional e internacional. Albufeira não foge à regra! E após a chegada de…
logo-artigo-castelo-rodrigo
FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
  Figueira de Castelo Rodrigo é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 200 habitantes. É sede de um município com 508,58 km² de área e 6 260 habitantes (2011), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Freixo de Espada à Cinta, a leste pela Espanha, a sul por Almeida, a…
capa-portimao
Cidade de Portimão
    Portimão é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 40 000 habitantes. O centro da cidade está situado a cerca de 2 km do mar e é um centro importante de pesca e turismo. É sede de um município com 182,06 km² de área e 55 614 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo…
logo-vila-do-redondo
VILA DO REDONDO
Redondo é uma vila portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com 5 733 habitantes (2012). É sede de um município com 369,51 km² de área e 7 031 habitantes (2011), subdividido em 2 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Estremoz e de Borba, a leste por Vila Viçosa e pelo Alandroal, a sueste por Reguengos de Monsaraz e a oeste…
logo-almeirim
CIDADE DE ALMEIRIM
Almeirim é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 11 700 habitantes. Sob ponto de vista vinícola, Almeirim está dentro da Região de Vinhos do Tejo, no seu espaço prosperam diversos produtores, como a Adega de Almeirim, a Quinta da Alorna, Quinta do Casal Branco, a Falua Vinhos, a Fiúza, a Adega de Benfica do Ribatejo, sendo das zonas onde é possível obter-se quantidade aliada à…