SABE - Sociedade Agrícola da Beira, S.A. Endereço: Rua Dona Maria do Rosário Tavares Proença 16, 6200 Tortosendo Telemóvel:275 951 217

SABE – Sociedade Agrícola da Beira, S.A.
Endereço: Rua Dona Maria do Rosário Tavares Proença 16, 6200 Tortosendo
Telefone: 275 951 217

Portugal é um país muito diverso que não se resume às regiões usualmente faldas, como Douro ou Alentejo. O Portugal vinícola é muito mais. Um mosaico, um mármore de grande diversidade e aí reside a beleza! Em cada raio de 5 km encontra-se uma coisa diferente, um estilo ou um know-how. Muito diferente da monotonia ou uniformidade que se verifica em muitos países, onde se palmam quilómetros e vê-se e saboreia-se e sabe-nos tudo ao mesmo.

Tudo menos isso! Felizmente. Podemo-nos dar ao luxo de variar e nunca enjoar sempre da mesma coisa.

Em plena Beira Interior, em Tortosendo, nas faldas da Serra da Gardunha encontramos a SABE – Soc. Agrícola da Beira, S.A. Consta que pertence a descendentes desse grande escritor e estadista (foi ministro dos negócios estrangeiros) que foi Almeida Gerrett, daí a designação de boa parte dos seus vinhos.

E diga-se que têm alguma qualidade. As poucas vezes que tive o prazer de saborear e apreciar um pouco dos seus vinhos foi em feiras e certames. Infelizmente pouco se vêem, porque acrescentam muita qualidade.

IMGP0060
O Sr. José Almeida Garrett comanda os destinos e rumo das vinhas da Família, em Tortosendo. Ele e sua família são desdendentes diretos precisamente de Almeida Garrett.

As vinhas têm solo granítico, sendo que uma das vinhas perto de Tortosendo tem 12 hectares entre Tinta Roriz e Touriga Nacional, com a respeitável idade de perto de 30 anos, a uma altitude de 430-450 metros. Perto do Rio Zêzere, existem 16 hectares, a uma altitude de 320-360 metros com solo areno-granítico. Existe ainda uma terceira vinha, também com 16 hectares, plantada perto da Covilhã em 1998, a uma altitude de 550-580 metros.

Os vinhos aqui produzidos têm uma excelente relação qualidade-preço, feitos tanto com castas tradicionais, como com castas estrangeiras.

ALGUM DO PORTEFÓLIO (clique nas imagens para ampliar se necessário)