ENTRADA: Sopa de Tomate Alentejana; PRATO DE CARNE: Almôndegas de Borrego; SOBREMESA: Sericaia. ( Para obter as fichas de apreciação dos vinhos basta clicar diretamente nos títulos )

Espumante Herdade do Perdigão Bruto Tinto 2011

Harmonizado com Sopa de tomate alentejana, prato típico

RECEITA

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

1 cebola grande
2 dentes de alho
2 folhas de louro
6 tomates maduros
3 batatas
4 ovos
Pão alentejano q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação

Num tacho, coloque a cebola picada e deixe refogar com um fio de azeite. Acrescente o louro, o alho e de seguida o tomate cortado em pedaços. Tempere de sal e deixe refogar mais uns minutos. Corte as batatas em pedaços e adicione ao preparado, regue com água até cobrir os legumes. Tape o tacho e deixe cozinhar, em lume brando, /- 15 minutos. Depois dos legumes cozidos, coloque no tacho os ovos, dois a dois, e tape para que os ovos fiquem bem escalfados.
Sirva a sopa numa cama de fatias de pão alentejano.

Espumante Herdade do Perdigão Bruto Tinto 2011

SEPARADOR

Herdade do Perdigão Reserva Tinto 2007

Harmonizado com ALMÔNDEGAS DE BORREGO, típico alentejano.

RECEITA

Ingredientes:

1 Perna de borrego

200 gr de toucinho

Salsa

Pimenta em pó q.b.

Cravo-de-cabecinha q.b.

Pimenta em grão

8 Colheres de sopa de pão ralado

Noz-moscada q.b.

Ovos

Sal

Confecção:

Depois de desossada e limpa de peles, pica-se muito bem a carne juntamente com o toucinho. Junta-se a salsa picada, a pimenta, cravo-de-cabecinha e noz-moscada, assim como, oito colheres de sopa de pão ralado e 3 ovos inteiros. Mistura-se bem e fazem-se as almôndegas em tamanho médio. Põem-se a cozer em água temperada com sal e as especiarias. Uma vez cozidas, junta-se sumo de limão, alguma canela em pó e liga-se o molho com gemas de ovo.

Acompanhar com batata cozida ou arroz.

Autora: Aida Fernanda Figueira Pessoa Lopes – Beja

Herdade do Perdigão Reserva Tinto 2007

SEPARADOR

Espumante Herdade do Perdigão Bruto Branco 2012

Harmonizado com Sericaia, típico alentejano.

RECEITA

Ingredientes:

15 gemas de ovos, 15 claras de ovos, 600 gr de açúcar, 1 lt de leite, 150 gr de farinha sem fermento, 1 pau de canela, 1 casca de limão, canela moída q.b.

Preparação:

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Dissolva à parte 150 gr de farinha com o leite previamente fervido com o pau de canela e a casca de limão, junte ao leite o creme de gemas e açúcar mexendo sempre e bem. Leve ao lume brando a engrossar mexendo para não pegar, deixe engrossar até ver o fundo do tacho.

Bata as claras em castelo juntando-as ao preparado acima referido com cuidado; deixe esfriar um pouco.Num prato de barro deite o doce em porções desencontradas, polvilhe com canela em pó, leva a cozer em forno muito quente.

Observações:

Ao cozer o doce deverá abrir gretas. É delicioso e poderá enriquecê-lo se o acompanhar com ameixas de Elvas.

Espumante Herdade do Perdigão Bruto Branco 2012