Adega Cooperativa de Valpaços – Caves Valpaços, C.R.L.

Sede: Bairro do Bonito

5430-429 Valpaços

Telefone: +351 278 712 140

Web: www.acv.pt

E-mail: mail@acv.pt (Atendimento geral)

apoioaoconsumidor@acv.pt (Apoio ao consumidor)

Na região foi feito um esforço no sentido de reconverterem as vinhas.

Os concelhos de Valpaços e Mirandela fornecem as uvas ao vinho produzido pela Adega Cooperativa de Valpaços é produzido nos concelhos de Valpaços e Mirandela.

Tem capacidade para receber 300 toneladas de uvas por dia.

“As vinificações são todas feitas em cubas de aço inox e com controlo de temperatura.

Os armazéns da Adega Cooperativa de Valpaços estão todos equipados com piso antiderrapante. Todas as cubas de cimento são revestidas com resina epóxi e estão equipadas com tampas em aço inox.

A Adega Cooperativa de Valpaços possui um moderno equipamento de engarrafamento, rotulagem e acabamento.

Os vinhos velhos da Adega Cooperativa de Valpaços são estagiados em barricas de madeira de carvalho novo.

A Adega Cooperativa de Valpaços está dotada de um auditório, onde, além das assembleias habituais, se fazem encontros de esclarecimento aos associados.”

“A Adega Cooperativa de Valpaços – Caves Valpaços, C.R.L. foi criada por um grupo de viticultores que sentiam dificuldades em comercializar o seu vinho.

Organizaram-se, em 14 de Julho do ano de 1956 por escritura pública no Cartório Notarial de Valpaços e fundaram a Adega Cooperativa.”

“No início da atividade da Adega Cooperativa de Valpaços, a área de influência  limitava-se ao concelho de Valpaços e às freguesias de Jou, no concelho de Murça, e de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela.

Ao longo dos anos a sua área de influência foi-se estendendo a todo o concelho de Mirandela.

Atualmente, a Adega Cooperativa de Valpaços tem cerca de 2.000 associados com uma produção media anual de 7.500.000 quilos de uvas que transforma nos preciosos e afamados vinhos de Valpaços.

A Adega Cooperativa de Valpaços tem vindo a conquistar mercado a nível nacional e internacional.

Os vinhos produzidos pela Adega Cooperativa de Valpaços já podem ser encontrados em quase toda a Europa, no Brasil e em Angola.

A nível nacional, temos uma rede de distribuição feita por agentes e estamos nas lojas E.Leclerc em todo o país.”

As zonas mais remotas normalmente têm o mérito de nos surpreender e proporcionar-nos momentos de verdadeiras sensações.

Valpaços representa algo perdido no tempo e na mesma linha moderniza-se para o mundo atual.

As castas regionais compõem os vinhos da região de Valpaços, cujas vinhas estão situadas num microclima único.

Em Trás-os-Montes, é a zona de clima mais quente na altura da maturação da uva determina a concentração de açúcares elevada.

Este conjunto de fatores conduzem a vinhos de teor alcoólicos bastante elevados.

Existem semelhanças entre vinhos das regiões de Valpaços e do Alentejo assim como os respetivos climas.

Existem grandes diferenças entre estes néctares e os produzidos na Região Demarcada do Douro.

Monocastas Trincadeira e Tinta Amarela: vinhos límpidos, aroma a baunilha, de madeira, aveludado e evoluído.

Vinhos tintos: encorpados, cheios de cor, suaves e de degustação fácil.

Vinhos brancos: boa acidez que confere frescura, são bastante leves e com aromas florais.

FONTE: A.C. Valpaços