2016 2016 2016 A nossa escolha Notas de Prova Os melhores Rankings Vinhos Vinhos de Lisboa Vinhos Fortificados, Licorosos e Abafados Wines

Carcavelos Villa Oeiras 10 anos

carcavelos-villa-oeiras-10-anos

Provámos o vinho Carcavelos Villa Oeiras 10 anos harmonizado com Delicia de amêndoa, nozes, massa folhada e ovos moles, do Chef Jamie Oliver.

Receita

INGREDIENTES
Massa do bolo:
150g de miolo de amêndoa com pele e moída
150g de miolo de nozes moído
300g de açúcar
6 ovos
1 c .s de farinha
1 c .de chá de fermento em pó
Papel vegetal
1 rolo de massa folhada
Massa de ovo
7 gemas
7 c.s de água
200g de açúcar
Fios de ovos de compra para decorar
Flores comestíveis
Groselhas

Preparação

Comece por preparar os ovos moles. Deite para um tacho as gemas, o açúcar e a água. Misture e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 180º. Forre uma forma com papel vegetal. Separe as gemas das claras e numa tigela bata as gemas com o açúcar durante 12 minutos. Depois, bata as claras em castelo até ficarem bem firmes.
Junte a mistura das gemas, a farinha e o fermento e misture tudo. Em seguida, junte a amêndoa e o miolo de nozes moído e metade das claras batidas em castelo e misture.
Junte o resto das claras e misture delicadamente. Deite na forma e leve ao forno durante 25 minutos.
Verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Desenrole a massa folhada e coloque-a no tabuleiro do forno em cima do papel onde vem embrulhada. Pique a massa com um garfo e cubra com papel vegetal. Ponha em cima outro tabuleiro e leve ao forno durante 20 minutos até a massa ficar douradinha e crocante. Retire-a do forno (com o tabuleiro e o papel) e deixe arrefecer.
Com a ajuda da forma, corte um ciírculo de massa folhada do tamanho do bolo. Corte o bolo ao meio e barre-o com ovos moles. Ponha em cima o círculo de massa folhada, cubra com ovos moles e ponha em cima a outra parte do bolo.
Por fim, barre todo o bolo com o resto dos ovos moles e cubra com fios de ovos. Decore com flores comestíveis, groselhas ou outra decoração a gosto.
Dica: pode utilizar ovos moles de compra.
Nota: este bolo pode ser preparado na véspera (cozer o bolo e massa folhada) e só no dia de servir deve montar o bolo para que a massa fique crocante.


Notas de Prova

Região: Vinhos de Lisboa
Produtor: Município de Oeiras
Castas: Arinto, Galego Dourada e Ratinho
Custo: 30€
Álcool: 17,5%

  • Aspeto: Côr dourada suave, límpida e brilhante.
  • Aroma: Apresenta aromas iniciais de muita e boa tosta, balâmicos, com nuances de bouquet florais, alguma casca de laranja e um excelente mineral.
  • Na boca: Na boca, tem uma doçura equilibrada, compensada pela excelente acidez que lhe confere muita frescura, com toque de compota, ligeiro licor e muito bom volume, untoso, como que quase a mastigar e uma ligeira salinidade motivada pela proximidade do Atlântico que lhe dá imensa graça.
  • O final: Fim de enorme persistência e a saber ao fruto.

Classificação: 19,5 (0-20)
Temperatura de serviço: 13ºC

Clima: Atlântico
Solo: calcário com declives virados para Sul
Denominação: DOC Carcavelos

 

1 Comentário

Deixe o seu comentário